Coordenador : Manoela Pessanha da Penha
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390197.2199.102137.24022023
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Servidores, docentes, alunos da graduação e da pós graduação da Universidade. Trabalhadores (manipuladores de alimentos diretos e indiretos) e empreendedores do segmento da produção e do comércio de alimentos formal e informal. População usuária de mídias sociais (Instagram e Facebook). População em geral.
Local de atuação: Faculdade de Nutrição Emilia de Jesus Ferreiro Atividades remotas por meio de Plataformas digitais - google meet, instagram e facebook
Objetivo
Objetivo Geral: Prover informação sobre educação alimentar e nutricional e segurança dos alimentos a comunidade da Universidade Federal Fluminense e aos usuários externos da rede de informação digital. Objetivos Específicos: • Produzir materiais informativos sobre boas práticas de fabricação, sustentabilidade e práticas alimentares saudáveis, viabilizando uma comunicação efetiva a leigos e especialistas pelas redes sociais; • Transmitir informações seguras e de qualidade sobre a boas práticas de fabricação de preparações alimentares pelas redes sociais; • Desenvolver nos alunos a capacidade de se comunicar em redes social sob a ótica da Divulgação Científica em Nutrição e divulgar a ciência da Nutrição, com respaldo científico e linguagem popular; • Compartilhar experiências e conhecimentos, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, a fim de realizar o melhor uso das plataformas de redes sociais e de podcast para produção de conteúdos digitais; • Promover a interação Universidade e sociedade por meio da difusão do conhecimento e desta forma contribuir para a transformação social do saberes sobre saúde e alimentação.
Resumo
A produção e a circulação de informações e conhecimentos se ampliaram em larga escala. São muitas as informações sobre saúde e alimentação disponíveis nos mais diversos meios de comunicação. O Brasil enfrenta uma infodemia: um excesso de informações, algumas precisas e outras não, que tornam difícil encontrar fontes idôneas e orientações confiáveis quando se precisa. Portanto, promover a popularização do conhecimento científico pelas redes sociais sobre práticas alimentares saudáveis é considerada uma estratégia educativa que contribuirá para o desenvolvimento de comunicação em saúde de forma eficiente para toda a população que utiliza os meios digitais como fonte de informação. O objetivo do projeto é prover informação sobre educação alimentar e nutricional, segurança dos alimentos e sustentabilidade na produção de refeições à comunidade dos usuários de rede sociais. A metodologia a ser utilizada será quanti e qualitativa. O projeto será realizado virtualmente. Serão utilizadas plataformas das redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube e Spotify para difusão de conhecimentos por meio de postagens, lives e podcasts sobre alimentação saudável, segurança sanitária e sustentabilidade na produção de refeições. Os cronogramas e formatos de postagens serão previamente definidos pela equipe de trabalho composta por docentes e discentes bolsistas e voluntários em reuniões mensais virtuais. A avaliação do projeto será realizada sistematicamente após a conclusão de cada etapa prevista, por meio de relatórios e da triangulação entre os diversos integrantes do projeto.